Conserv

5 dicas para contratar a terceirização de limpeza

Contratar a terceirização de limpeza é uma estratégia de negócio para uma organização que quer focar na principal atividade que desenvolve, otimizar processos, reduzir custos e, assim, tornar-se mais competitiva no mercado. Como bem sabemos, os serviços de limpeza são essenciais em qualquer local de trabalho e também de moradia, já que dão suporte básico para a execução de várias tarefas. Logo, quando for pensar em contratar uma empresa terceirizada para realizar a limpeza de seu negócio ou do condomínio onde mora, você deve levar em conta alguns fatores para assegurar um serviço de qualidade. Veja a seguir, dicas para fazer uma boa contratação.

1. Identifique a demanda

Antes de fazer a terceirização de limpeza, procure analisar o que a empresa ou o condomínio onde reside precisa nessa área. Por exemplo, se necessitará de limpeza somente da área interna, como salas e banheiros, ou também da área externa, como pátios e estacionamentos. Uma dica importante é fazer uma relação de todos os serviços demandados. Dessa forma, com o maior número de especificações técnicas possível, fica mais fácil pedir um orçamento, já que a prestadora de serviços terá condições de passar um valor mais próximo da realidade.

2. Faça um orçamento

Depois de saber o que realmente a sua empresa ou condomínio precisa, é hora de receber propostas de interessados em realizar os serviços. Como você já deve ter tarefas suficientes na gestão do seu negócio ou não quer mesmo perder tempo com isso, o ideal é encurtar o processo de busca de uma empresa terceirizada. Para tanto, uma dica eficiente é fazer o pedido de orçamento por meio de uma plataforma própria para essa atividade, que permita fazer a ponte entre você e a prestadora de serviços. Assim, você economizará tempo e dinheiro, já que receberá propostas de quem realmente pode cumprir os requisitos que você elencar.

3. Escolher a terceirizada

Após receber os orçamentos solicitados, você deve analisá-los cuidadosamente a fim de fazer a escolha certa. Para contratar, além do critério preço, avalie outros fatores como o tempo da prestadora de serviços no mercado, estrutura para suprir à demanda, capacidade de fazer um atendimento personalizado – caso o local para a limpeza possua necessidades específicas -, etc. Procure ainda ouvir depoimentos de outros clientes da pretadora, de preferência, para saber realmente o nível de satisfação quanto ao serviço. Busque ter uma avaliação espontânea de algum colega empresário que tenha contratado a mesma prestadora ou de alguém que more em local onde a limpeza é feita pela firma analisada.

4. Mantenha a unidade

Lembre-se de que, ao fazer a terceirização de limpeza, você delegará um setor de sua própria empresa para uma prestadora de serviços. De alguma forma, solicite à terceirizada um perfil de colaborador que se encaixe na cultura organizacional da sua própria empresa e que possa assumir os valores por ela defendidos. Afinal, para o público externo e, principalmente, para os seus clientes, a empresa é uma só e assim deve se apresentar. Uma vantagem, nesse sentido, é que você não precisará gastar com recrutamento e seleção de funcionários.

Fonte: www.ohub.com.br

mais em blog