Conserv

Faça compostagem e transforme lixo em adubo!

Diminua a sua produção de lixo doméstico! Em geral a separação do lixo aparece vinculada apenas à reciclagem de materiais como embalagens plásticas e papelão, mas e o que acontece aos resíduos orgânicos, eles não são poluentes? Claro que sim, quando decompostos de forma inadequada poluem o ar, a terra e as águas.

Cerca de 80% de tudo que é jogado no lixo, em tese, poderia ser reaproveitado. Então,separe o lixo, encaminhe uma parte para a reciclagem, outra parte do orgânico transforme em adubo e veja a sua lixeira mais vazia e a sua casa mais ecológica!

 O que é compostagem

A compostagem é um processo que transforma resíduos orgânicos em húmus, um excelente adubo para as suas plantas, inclusive para a sua pequena horta de temperos ou seu jardim vertical. Para quem vive em centros urbanos, mesmo em apartamentos pequenos, existem várias opções de modelo e tamanho de composteiros, um “recipiente” para depositar os resíduos orgânicos e acelerar a transformação deste material em adubo, propiciando um ambiente adequado para a ação dos micro-organismos e das minhocas.

O composteiro

Você pode fabricar ou adquirir um modelo no mercado, existem vários sites que ensinam como fazer e fornecem kits para compostagem(incluindo terra, serragem, minhoca, apostila detalhada mostrando o passo a passo do processo). Você encontra boas opções de composteiros e dicas em www.minhocasa.com e www.moradadafloresta.org.br. Dependendo do modelo e do material depositado, o húmus fica pronto de 60 a 120 dias, aí é só aproveitar e deixar o seu jardim ainda mais verde!

O que pode ser colocado no composteiro

Devem ser depositados terra, serragem e resíduos orgânicos como grama, folhas de árvores, restos de verduras e frutas, borra de café, saquinho de chá, restos de comida, etc. sempre em pedaços bem pequenos. O ideal é depositar três vezes mais material rico em carbono do que em nitrogênio, isto é: mais capim, folha e grama do que restos de comida. Evite colocar dejeto de animais.

 Tem cheiro ou atrai animais?

Desde que bem administrado, o composteiro fica livre de qualquer odor, procure evitar depositar material excessivamente úmido. Caso o seu modelo de composteiro não venha com tela protetora, feche todas as suas passagens com uma tela de arame ou de mosqueteiro com uma trama bem fechada para evitar a entrada de moscas e a saída de minhocas.

lar-natural.com.br

mais em blog

O que são traças? Por que aparecem? Como acabar com elas?

As traças podem ser consideradas importantes pragas em áreas urbanas, pois infestam roupas, papéis, tapeçarias, estofados, livros, frutas secas, grãos ou outros alimentos armazenados. Na área urbana identificam-se três grupos distintos, reunidos em duas ordens: o grupo formado pelas traças dos livros ou traças-prateadas, o grupo formado pelas traças das roupas e as traças de produtos armazenados. As traças procuram alimento e abrigo, gostam de lugares úmidos e com acúmulo de roupas, livros, cadernos, comidas e objetos de modo geral sem uso.

Existe também um tipo de traça que ataca as roupas e a única forma de se prevenir é manter a casa sempre limpa.

- Nunca deixe suas roupas e tapetes empilhados, principalmente em locais escuros, por muito tempo. Retire-os de tempos em tempos para serem lavados ou tomarem um banho de sol.

- Lave as roupas que estão guardadas por algum tempo e passe com ferro quente.

- Nunca guarde roupas sujas, com manchas de comida, isso pode atrair insetos além do mau cheiro.

- Para manter suas roupas protegidas das traças, principalmente roupas finas, o primeiro passo é manter seu armário limpo e organizado.

- Use o aspirador regularmente nos armários. Elimine a sujeira aspirada do saco do aspirador imediatamente – eles podem conter ovos e larvas de traças e outros tipos de insetos.

- Tire tudo dos armários e gavetas  e passe um pano úmido utilize a solução de 1 litro de água e 2 colheres de vinagre branco, espere secar para guardar as roupas.

- Faça uma limpeza geral a cada 6 meses e utilize sachês de cedro, ou saches com aroma de lavanda.

- Coloque dentro dos armários e closets saquinhos de cravo da índia, ou aroma de madeira estes são um repelente eficaz contra traças e outros insetos.

- Retire a poeira dos cabides, capas, bolsas, acessórios, colmeias, caixas organizadores  e etc. - - Antes de devolvê-los ao armário;

- Limpe os calçados antes de colocá-los nos armários.

As traças têm hábitos noturnos, gostam de pó, escondem-se em prateleira de livros, closet, despensas, armários, enfim... Onde há bagunça, sujeira e umidade. Procure evitar a entrada de matérias que possa ter vindo de locais com históricos de infestação por traças, como caixa de papelão de transportadoras e supermercados. Limpe frequentemente seus livros e outros materiais que ficam estocados por muito tempo, para evitar que eles passem a ser o banquete das traças.

O que fazer em acervos de livros para as traças não aparecerem?

A melhor maneira é manter os livros em lugares ventilados e não muito escuros. Fazer limpezas frequentes, removendo as traças.

Qual ambiente é mais propicio para a proliferação de traças?

Ambientes fechados, escuros, com pouca ventilação e sujos.

O clico de vida da traça:

Normalmente, uma geração por ano.

Hábitos:

A larva pode percorrer distâncias consideráveis antes de passar a fase de crisálida. Geralmente encarado como um inseto voador que se alimenta de matéria orgânica.

Em resumo:

Para não ter as traças como hóspedes de seu closet (guarda-roupas) e não oferecer um banquete a elas, faça um desapego já! Retire tudo que não for roupa do seu closet (guarda-roupas) e só mantenha as roupas que você está usando. Roupas paradas, sem uso, deixam de ser roupas e passam a ser alimento para as traças.

Fonte: http://www.emcasa-rs.com.br/

mais em blog